sábado, 20 de julho de 2013

Farolete do Canal do Cristal volta a funcionar.

Finalmente na manhã de quarta-feira (10/JUL) foi feita a manutenção junto ao farolete encarnado (cor vermelha) do Canal do Cristal, possibilitando que o mesmo voltasse a funcionar.

O problema com o funcionamento do farolete ocorreu na noite do dia 20 para 21 de Novembro de 2012. Quando o mesmo ficou acesso de forma ininterrupta, ao invés de ficar piscando. No dia seguinte a luz continuou acessa, não se apagando com o surgimento do dia. Fato que causou o descarregamento de sua bateria. Um problema de fácil solução, mas que infelizmente demorou 7 meses e 20 dias para ser resolvido.

Agravado pelo fato do navio-balizador “Benjamin Constant”, de propriedade do Estado e subordinado a Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH. Autarquia responsável pela manutenção da sinalização náutica no local ter passado a noite pelo local. Por volta das 23:40 da noite de quarta-feira (23/JAN/2013). Sem que nenhuma providência tivesse sido tomada para solucionar o problema no dia seguinte ou nos que o sucederam. Demonstrando algo que é extremamente preocupante para o serviço público. Que é a desmotivação e falta de comprometimento do servidor para como o seu serviço. Muitas vezes travado pela burocracia ou pela ineficiência de quem deveria ser mais ágil, no pronto atendimento das demandas do dia-a-dia.

Este fato foi repassado à Marinha do Brasil em 13 de Março deste ano. Após conversa mantida entre o Carlos César, que é “Amigo da Marinha” desde o ano de 1996, com os oficiais do Navio-Balizador “Comandante Varella”. E serviu para que o Serviço de Sinalização Náutica do Sul – SSN–5 pudesse completar seu estudo sobre a real situação da sinalização de nossas vias interiores. Lembro que recentemente a Marinha do Brasil embarcou um funcionário da SPH no Navio-Balizador “Faroleiro Mário Seixas” a fim de mostrar-lhe todos os pontos falhos na sinalização náutica entre Porto Alegre e o porto de Rio Grande. http://www.vcvesteio.blogspot.com.br/2013/07/navio-balizador-faroleiro-mario-seixas.html

Logo podemos inferir que esta colaboração enviada contribuiu, de forma efetiva, para a ação que ora vemos. Já que somente a Marinha do Brasil, como autoridade máxima para o setor, possui poder de pressão para fazer a máquina pública do Estado se movimentar. É claro, que por uma questão de respeito, estes fatos não são admitidos pelas autoridades aqui citadas. No entanto, o que aqui foi dito, é baseado em fotografias, e em um documento escrito. Com fácil comprovação, já que possuem data e hora que o comprovem.

Foto: Carlos Oliveira

Um comentário:

  1. Quanta besteira ... Parece que alguém ainda não absorveu a demissão sumária, por ato do Governador, do cargo de superintendente da SPH. Qualquer idiota sabe que para fazer a máquina pública funcionar, somente a pressão da opinião pública, ou de quem tem meios para mobilizá-la. Os milicos não tem condições de fazer qualquer pressão, por isso esse sinal ficou apagado por dois anos ... Coisa que pode ser resolvida em poucos dias ... "amigo da marinha", essa é dose ...

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