segunda-feira, 16 de julho de 2012

Chegou, pela hidrovia, peças destinada à Refinaria Alberto Pasqualini.

Atracou no final da tarde deste domingo (15), no Cais Navegantes do porto de Porto Alegre, o rebocador "TS Assanhado" e a chata "TS 5" trazendo três peças destinadas à Refinaria Alberto Pasqualini – REFAP. Tanto o rebocador "TS Assanhado" quanto a balsa "TS 5" pertencem a empresa brasileira Tranship, com sede na cidade do Rio de Janeiro. E que foi responsável, há poucos dias pelo embarque de quatro transformadores com destino ao porto de Vitória, no Espírito Santo.
O rebocador que era esperado desde o início da manhã chegou ao porto da capital do Estado por volta das 15h48min. Imediatamente iniciou os procedimentos visando sua atracação. Até aquele momento, o rebocador "Assanhado" estava puxando a balsa. A partir de então, manobrou e posicionou-se ao seu lado, a fim de possibilitar a atracação no antigo "terminal de carvão" onde uma equipe de terra já se achava aguardando. Para a manobra de aproximação e atracação foi prestado apoio de um rebocador da empresa Navegação Amandio Rocha – NAR, que presta este tipo de serviço no porto da capital.
Sobre a balsa "TS 5" se encontravam três cilindros de grandes dimensões produzidas na Itália pela empresa Walter Tosto S.P.A.. Os mesmos foram pressurizados com nitrogênio a 0,5 BAR, para garantir sua integridade durante a viagem transatlântica. Suas paredes feitas de metal tratado termicamente também não permitem a realização de nenhum tipo de soldagem, visando o auxílio no processo de fixação. Por este motivo as peças vieram acondicionadas em seus berços para o transporte.
Só para se ter uma ideia da grandeza do material transportado. O maior dos cilindros, que é um "reator de hidrotratamento", pesa 396 toneladas. Que com o conjunto de suportes para sua fixação e transporte chega às 400 toneladas. Seu comprimento total chega a 33,10 metros, seu diâmetro é de 5,82 metros e com o suporto de fixação e transporte sua altura vai à casa dos 6,45 metros. Em virtude destas dimensões, o transporte até seu destino final, a Refinaria Alberto Pasqualini vai exigir uma logística toda especial. Isto inclui o deslocamento da balsa pelo rio dos Sinos até o município de Esteio. Onde os volumes devem ser descarregados junto a margem e de lá enviados por terra para a REFAP. Esta manobra visa evitar todos os viadutos existentes, cuja altura máxima é inferior às dimensões da carga em si. Sem contar com a carreta que a transportará em terra.
Como podemos ver este fato também retoma uma questão muito importante debatida no ano passado. Que diz respeito às vias de acesso ao porto de Porto Alegre. Que estavam por demais comprometidas no tocante as suas dimensões padrões. Para quem não sabe, em 2011 a rua João Moreira Maciel, que corre paralela a freeway entre a ponte do rio Gravataí e a ponte do Guaíba, sobre uma série de interferências com a construção da ponte da rodovia do Parque. Bem próximo ao local onde esta sendo construída a "Arena do Grêmio". Estas interferências acarretaram no seu estrangulamento, ou seja, na redução de sua largura padrão. Ampliando com isto o risco de um acidente no local. Já que por ali trafegam cargas de projeto, como os transformadores da empresa Alston de Canoas. Cujas dimensões são sempre avantajadas e o peso chega a até 400 toneladas conforme o caso.
De positivo podemos frisar o fato de a hidrovia estar cumprindo seu maior objetivo. O de transportar cargas sem com isto afetar a segurança ou a rotina da população de um modo geral. Este fato por si só já justifica os investimento que a sociedade fez na sua construção e manutenção ao longo dos anos. E serve de alerta aos nossos políticos para sua importância. Pois sem ela, certamente seria impossível a realização deste investimento que a Petrobras esta fazendo na REFAP. Cujo maior beneficiado é a sociedade do Rio Grande do Sul. E quem sabe no futuro, com a construção de um novo terminal no rio dos Sinos, mais cargas de grandes dimensões possam entrar ou sair por ele. Ampliando a dinâmica da região e incentivando o surgimento de novos projetos que gerem emprego e renda.
Finalmente quero fazer um agradecimento todo especial ao Fernando, proprietário da embarcação de apoio portuário "Turistinha", pelo suporte fornecido na realização destas fotografias. Seu auxílio nos foi de grande valia, e merecedor de nosso mais profundo agradecimento. Muito Obrigado!
 
Foto 1 - Rebocador "TS Assanhado" e balsa "TS 5" navegando lado a lado rumo ao cais Navegantes.
Foto 2 - Rebocador "Rio Guaíba" responsável pelo apoio na atracação acompanhado a chegada das embarcações em Porto Alegre.
Foto 3 - Momento final da atracação no porto de Porto Alegre.

Fotos: Carlos Oliveira

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