segunda-feira, 14 de maio de 2012

“Norgas Pan” transporta carga para mercado norte-americano.


O navio tanque “Norgas Pan” partiu no início da tarde desta sexta-feira (11) do Polo Petroquímico de Triunfo em viagem rumo ao porto de Houston – Estados Unidos. No trajeto esta prevista uma parada no porto de Rio Grande, onde o mesmo receberá um complemento de carga composto por Butadieno.


O Butadieno é um produto derivado da nafta e é largamente exportado para a América do Norte. Sua principal aplicação esta na produção de borracha sintética. E para atender a demanda, já foi anunciada a construção de uma nova unidade produtora deste produto em Triunfo. Com investimentos previstos na casa de 300 milhões de reias. E que vai garantir a geração de 1.000 empregos na fase de construção e 60 empregos na fase de produção. Após concluída a obra a previsão é de que se possa produzir até 100 mil toneladas anuais deste produto, que hoje possui produção implantada de 105 mil toneladas/ano.  
Neste contexto é possível de se visualizar a importância que a hidrovia possui para o desenvolvimento socioeconômico de nosso Estado. Já que é inviável o transporte deste tipo de carga por via rodoviária. E em contrapartida, a mesma é capaz de viabilizar a implantação de negócios com grande potencial econômico. Agilizando a economia local e regional a um custo muito pequeno para o Estado.
O navio tanque “Norgas Pan” possui 109,5 metros de comprimento, largura máxima de 26,7 metros. Pertença ao Armador Norgas Carriers S/A. E sua bandeira de registro é de Cingapura. Chegou ao Polo Petroquímico de Triunfo no dia 28 de abril onde inicialmente descarregou e após ficou aguardando o momento de ser carregado para poder viajar.


Fotos: Carlos Oliveira




Nenhum comentário:

Postar um comentário